domingo, 27 de setembro de 2009

Receita de Granola


Ingredientes
Fibra de trigo (farelo) – 100gr. / Aveia em flocos – 500g. / Flocos de milho sem açúcar – 200g.
Semente de Linhaça – 200g. / Gérmen de Trigo – 250g. / Uva Passas – 200g. / Castanha do Pará picadinho– 100g, / Gergelim – 150g. / Açúcar mascavo – 100g. / Côco ralado / 1 pitada de sal. / Mel para dar a liga. / óleo de cozinha se quiser, usar meia xicrinha.

PREPARO: Misturar os ingredientes deixando o mel por último. Colocar na forma, levar ao forno pré aquecido e deixar em fogo não muito alto, e deixe assar em torno 30 minutos. É importante mexer de vez em quando. Tire do forno e deixe esfriar. Guarde em potes de Vidro e sirva, em especial no café da manhã em meio a leite ou yogurte, ou poderá ser comido com pão. Aliás sirvam-se como quiser.

Dicas Úteis
*A assadeira poderá ser forrada com papel manteiga e a granola espalhada para fazer uma camada fina. Asse por cerca de 30 minutos em forno pré aquecido em médio.

* A receita pode ser adaptada ao seu gosto pessoal. Você pode acrescentar bananas passas (rodelas de banana seca e assada), fruta cristalizada, ameixa seca. Todos ingredientes facilmente encontrados em supermercados, lojas de produtos naturais ou mercados municipais.

*Ao ingerir granola tenha em mente que você necessitará consumir mais água.
Procure se hidratar mais quando consumir esta mistura.

A granola é um alimento geralmente feito de uma mistura entre cereais (aveia, germe de trigo), frutas desidratadas (uva passa, frutos oleaginosos (castanha do Pará), e açúcar mascavo, o que faz desta composição ser bastante indicada para a dieta de um ciclista, pois fornece a maioria dos nutrientes necessários.
Este alimento é uma fonte concentrada de fibras, vitaminas, minerais e carboidratos – estes importantes para o cérebro e os músculos, que possuem reservas limitadas e dependem desta substância.
“O principais benefícios das fibras da granola são que elas auxiliam na regularização da função intestinal, no controle das taxas de açúcar e gordura no sangue, sem contar que as vitaminas e minerais antioxidantes combatem a nocividade dos radicais livres e atuam como ferramentas para as reações químicas geradoras de energia em nosso organismo”, disse a nutricionista Letícia Alves, mestre em Ciência da Motricidade Humana.
Por sua composição, a granola torna-se uma das principais opções de alimentos para serem ingeridos após um treino ou uma prova, quando são gastas reservas de carburantes energéticos, glicogênio, gorduras, vitaminas e sais minerais, além das substâncias tóxicas resultantes do metabolismo ficarem acumuladas.
Você pode colocar este alimento em qualquer de suas refeições e pode ser usada para combater aquela fome fora de hora, principalmente por ser um alimento nutritivo.
“A granola tem um alto teor de nutriente, por isso ajuda na sensação de saciedade.

4 comentários:

  1. Hummm..que chique heim.......adorei, eu sou péssima na cozinha, isso vai me ajudar muitooo.
    Abraçoss e muita felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Ola amiga, seu blog é muito legal! Sou seguidora agora, me add no seu, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Este é um blog nutritivo, ilustrativo e informativo muito original. Tem dicas de culinária e de música barroca, afora outras delícias ...

    ResponderExcluir